Porque é dia de S. Valentim

Porque hoje é dia de S. Valentim. Porque eu acho que um poema de amor cai sempre bem. Porque toda a gente já sabe que eu gosto da poesia de José Luis Peixoto. 

Quando chegaste - esquálida e coberta de adjectivos
que rejeitavas, que te seguiam - o silêncio
deixou de ser solene.
Atirámos frases inteiras às paredes, somos crianças,
e rimo-nos. A história escreveu-se
escreveu-se longe das nossas mãos.
Não sabemos mais verdades do que a nossa.
Existiu um dia, perdido, em que nos encontrámos.
Podíamos celebrá-lo com discursos estruturados e
insignificâncias. Preferimos comê-lo
- é um bolo de creme.


E porque o amor é uma e a mesma coisa, embora com facetas diferentes, este poema é dedicado aos homens da minha vida: o meu pai, o meu marido, o meu filho. O nosso amor é um bolo de creme.


Comentários

  1. Que linda mensagem! E lindo bolo também. Beijos e bom dia de São Valentino pro aí!chica

    ResponderEliminar
  2. Oi
    S. VALENTIM
    não sei nada sobre esse santo mais já estou amando
    conhece-lo.
    Que linda fatia de bolo.
    Hummmmm.
    Beijos...
    Lúcia.
    www.blogdalucia.com

    ResponderEliminar
  3. O meu brinde ao teu bolo de creme, com o meu bolo de creme!!!

    Precisa-se de um bolo de creme para cada um de nós... com recheios à escolha.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Sim, o amor é uma mesma coisa.
    Bom carnaval

    ResponderEliminar
  5. Teresa que linda homenagem, e que torta deliciosa fiquei com água na boca.

    Olha, estou vindo te convidar a conhecer o meu blog de resenhas e hoje temos por lá uma muito especial.
    Eu ia gostar de te ver por lá.


    http://elasestaolendo.blogspot.com/2010/02/dor-de-cabeca-morre-pela-boca.html

    Bom domingo Georgia

    ResponderEliminar
  6. Querida Teresa,

    tal como tu, também gosto muito de José Luís Peixoto (poesia, crónicas e romences).

    O poema que escolheste é belíssimo e um belo tributo aos homens da tua vida.

    E viva o São Valentim!!!

    ResponderEliminar
  7. É bonito o presente(original e imagino que seja delicioso)e acima de tudo bela a dedicatória (aos "Homens da minha vida").
    E foge ao consumismo...

    ResponderEliminar
  8. A todos os amigos que apareceram por aqui e partilharam o meu bolo de creme, muito obrigada.
    Há um pedacinho para todos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Teresa

    Um poema lindíssimo, dedicado aos homens da tua vida.
    Uma pequena fatia desse magnífico bolo, partilhada com todos nós.

    Obrigada
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. O poema é lindíssimo.

    (Podes dar-me a dica da obra do JLP que integra este poema, se fazes favor?)

    Saudações

    ResponderEliminar
  11. JPD
    Claro que sim: Gaveta de Papéis, editada em 2008 pela Quasi Edições.
    (Foi fácil, ainda o tinha em cima da mesa)
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Parabéns aos amantes de Portugal com o dia de São Valentim. Lindo dia dos Namorados!
    abraços

    ResponderEliminar
  13. Muito bonita a tua dedicatória... e deliciosa também :)O poema do JLPeixoto é muito bonito também. Como cheguei tarde, espero que tenhas tido um bom dia de S.valentim! :)Bjo

    ResponderEliminar
  14. Obrigada também aos que chegaram mais tarde. Espero que ainda tenham conseguido lamber um bocadinho do creme!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Olá, Teresa

    Os homens da tua vida estão de parabéns por terem uma mulher, mãe e filha chamada Teresa.
    Mas isso já não é novidade para ninguém , pois não?

    Bj

    ResponderEliminar
  16. Como no poema, ou mais, encontro beleza na dedicatória.
    Felizes filho, marido e pai!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Carlos
    Obrigada pelas tuas palavras, sempre carinhosas.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições