O Cerco a Jerusalém


Neste mesmo dia 7 de Julho, mas no já longínquo ano da graça de Nosso senhor Jesus Cristo de 1099, Godofredo de Bulhões chegava às portas de Jerusalém. Decorria a primeira Cruzada. Depois do pregão feito pelo Papa, toda a Cristandade se levantou num impulso entusiástico para libertar o Santo Sepulcro das mãos do infiel. É claro que, no século XI, o mundo infiel estava, em muitos aspectos, mais desenvolvido do que a Cristandade, mas isso que importava para aqueles espíritos movidos pela fé, mas também pela ganância de dominar novos territórios e novas riquezas?

Na 1.ª Cruzada, assim como nas que se lhe seguiram, cometeram-se atrocidades indescritíveis, em nome de Cristo e da sua Igreja. Mas conquistou-se Jerusalém. Por algum tempo, até Saladino a reconquistar para o mundo muçulmano. Nessa época, tal como hoje, Jerusalém representava o centro da fé, o prémio supremo. Disputada por três religiões, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, Jerusalém era considerada o centro do mundo, nos mapas da Idade Média.

Jerusalém - Porta de Damasco (Fotografia do site israeljerusalem.com)

Se Deus me ajudar, Deus, Elohim, Alá - tantos nomes para a mesma necessidade de sagrado - lá estarei em Jerusalém no fim deste mês, para fazer um Curso sobre Ensino do Holocausto.

Também comecei o meu cerco a Jerusalém.

Comentários

  1. E eu desejo-te uma viagem maravilhosa e que tudo te corra bem. Tenho a certeza de que será uma viagem inesquecível.
    Vai e volta, que eu quero ver as fotografias que vais trazer.
    Bjokas
    Romicas

    ResponderEliminar
  2. Puxa, você é viajada/viajante mesmo, hein? Que bom, também adoro viajar. Quanto ao curso, que interessante, nunca ouvi falar em algum parecido. Aliás, seu blog é cultura pura. Parabéns! Um abração e boa viagem!

    ResponderEliminar
  3. Romicas e Sueli
    Obrigada pelos votos de boa viagem. Adoro viajar, sim, acho mesmo que tenho alma de viajante. Como esta é a primeira viagem grande que faço desde que iniciei o blogue, acho que vou fazer uma série de posts sobre isso, "Crónicas de Jerusalém" ou coisa parecida. Quis começar com as impressões prévias, e o início do cerco de Jerusalém veio mesmo a calhar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa,

    Mais uma viagem, mais uma aventura no tempo e na história, nosvas aprendizagens que te vão deliciar.

    Boa viagem e boa estadia. Vai e regressa com a divindade que existe também em cada um de nós.

    Beijos amiga

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições