Aldeias de xisto - I


Longe dos resorts cheios de turistas ingleses que compram pacotes de férias em Portugal, longe dos campos de golfe e dos parques temáticos, longe das praias apinhadas e dos centros comerciais, há um Portugal genuíno, antigo, quase abandonado, que luta para sobreviver. Às vezes, encontra-se por acaso, quando se visita um familiar que ainda vive “na terra” (sempre me fascinou esta expressão!). Há uns meses, decidimos tirar um fim-de-semana para procurar esse Portugal esquecido.
Saímos das rotas habituais na vila da Lousã, depois de um bom almoço. Internámo-nos pela serra e, depois, por caminhos de terra. E encontrámos a primeira pérola: a aldeia da Cerdeira. É fácil não dar por ela. O próprio caminho de terra batida só leva até à igreja, onde também está parado um velho automóvel, talvez usado pelo padre, ou por um dos poucos habitantes. O resto do caminho faz-se a pé, por um pequeno atalho atapetado de xisto. De resto, aqui o xisto é o rei. Está nos caminhos, nas fontes e nas casas, em todo o lado.
Quando a aldeia surge, no meio dos castanheiros, é um deslumbramento. Parecem casinhas de presépio dispostas na encosta da serra, com as suas paredes de pedra de xisto em tons de castanho e as suas janelas de portadas azuis, amarelas, vermelhas. Temos de parar para absorver aquela visão tão inesperada quanto eterna. É um mergulho no tempo.
Quase ninguém já vive naquela aldeia, talvez três ou quatro pessoas, uma artista e o marido, um rapaz que cultiva e vende plantas aromáticas… Caminhamos pelas ruas desertas, ou melhor, pelas ruelas que parecem corredores, com menos de um metro de largura, pavimentadas com o mesmo xisto das paredes, das chaminés. A Junta de Freguesia afixou informações sobre a flora e a fauna autóctone. Foi uma boa ideia. Descobrimos notícias de gente que ali viveu, notícias de vida. Aprendemos que, quando das invasões francesas, que também por ali andaram, a população escondeu os seus bens mais preciosos, isto é, o seu gado e as suas crianças, numa grande árvore oca. Aprendemos que as aldeias vivem e morrem. Ou simplesmente adormecem.

Comentários

  1. Teresa!
    Parabéns... Gostei da forma como partilhaste esta tua experiência... talvez seja para muitos um desafio que os estímule a olharem mais profundamente para as coisas verdadeiramente importantes da vida ... Continua...
    Considero que cada vez mais os 'escapes' são fundamentais ao nosso equilibrio.

    ResponderEliminar
  2. Augusta,também acho que os escapes são importantes e escrever sobre as coisas é uma maneira de as organizar na minha cabeça!
    Obrigada pela visita e pelas palavras.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições